Camâra de Cascais HH Holdings Private Sales Beefeaters BIT Company Central Fitness Clique Aqui! Clique Aqui! Clique Aqui!

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

"Do Outro Lado da LINHA" por Tiago Ataíde

"Do Outro Lado da Linha" é uma nova rúbrica deste blog que irá tentar mostrar a forma como o adversário viu o jogo.

Desde o treinador ao adepto, todos poderão ser abordados no fim do jogo para nos enviarem por mail a sua crónica pessoal, o que gostaram e não gostaram, o que melhoravam, os jogadores que se destacaram pela positiva e negativa, no fundo o que queremos é que falem um bocado sobre as 2h que ali passaram! Não sendo de nossa autoria, a actualização deste espaço estará totalmente dependente da disponibilidade do "adversário" em aceder a este desafio!

Apenas uma última nota para os conteúdos...por princío, aquilo que nos enviarem será publicado na integra no blog sendo que, teremos sempre que garantir o "espírito" desta rubrica e do próprio blog! O que se procura são críticas construtivas!

Para os 1/16 da Taça de Portugal em que o Cascais Rugby Linha defrontou o Belas, convidamos o treinador da equipa adversária para nos fazer um comentário ao jogo...


Por Tiago Ataíde (Treinador do Belas Rugby Clube)


"Jogámos este passado sábado a 2ª Eliminatória da taça de Portugal, jogo entre o Belas RC e o Rugby da Linha que apadrinhava a estreia em competições oficiais dos segundos. Uma boa tarde de domingo sem calor excessivo e com as bancadas do Campo 1º de Maio na Agualva-Cacém bem compostas de público, divididas equitativamente pelo apoio aos dois Clubes.

O jogo iniciou-se com uma forte pressão do Rugby da Linha aqui a ali contestada pela Equipa da casa. Um melhor manuseamento da bola e uma maior disciplina táctica permitiu aos visitantes instalarem-se no meio campo de Belas e alcançar pontos, primeiro por intermédio de duas penalidades e logo de seguida com o seu primeiro ensaio através de um maule dinâmico resultante de um alinhamento a 5m. O resultado de 0-13 aos 15 min. reflectia não só a superioridade do Rugby da Linha mas também a indisciplina dos homens de Belas já que todos estes pontos resultaram, directa ou indirectamente, de faltas ainda bastante fora dos 22m. Este aspecto veio a revelar-se determinante no desenrolar do jogo e a penalizar de sobre maneira a Equipa da casa.
A partir desta altura o Belas tenta reagir e poderia ter trazido alguma emoção ao jogo não fosse o facto de ter desperdiçado duas excelentes situações por deficiente manuseamento de bola. O Rugby da Linha continuava a ser superior tacticamente embora tivesse revelado algumas fragilidades defensivas que como referido não foram aproveitadas. A Equipa visitante mantinha no entanto o controle do jogo com as fases de conquista controladas, poucos erros individuais e beneficiando de alguma apatia defensiva de Belas. Alguma lentidão e apatia das defesas permitia aos ataques jogar e aí notou-se alguma diferença na velocidade e técnicas individuais de cada Equipa. Mais uma penalidade e um ensaio a terminar a 1ª parte dava expressão ao resultado de 0-23, um pouco excessivo para o que acabava de se passar em Campo. Sentia-se por esta altura que o jogo ainda não tinha acabado e que algo diferente poderia surgir na 2ª parte.

Entrou bem o Belas na 2ª parte com forte pressão a empurrar o Rugby da Linha para os seus 22m mas sem conseguir o seu objectivo, marcar! Em contra-ataque e contra a corrente do jogo os visitantes voltaram a pontuar e selaram o destino do encontro. A partir daqui o jogo parecia um treino com ambas as Equipas a querem jogar de todo o lado e a abrirem o jogo sem quaisquer restrições tácticas. Alguns bons encadeamentos de ambas as Equipas mas onde apenas os visitantes pontuaram. Resultado final expressivo de 0-49, muito penalizador para a Equipa de Belas que sem jogar bem lutou e teve as suas oportunidades.
Foi um jogo de início de época onde claramente nenhuma das Equipas se encontra no seu melhor, mas onde já deu para perceber o que lá está.

Como pontes fortes o Rugby da Linha demonstrou qualidade técnica e táctica, controlo do jogo (marcou o ritmo a que queria jogar), conquista das fases estáticas de lançamento de jogo, continuidade dos seus movimentos, velocidade. Pontos fracos: Defensivamente pouco pressionantes com 1ª placagem pouco efectiva; equipamento da mesma Equipa do árbitro (Agronomia), podia ser evitado.

Como pontos fortes o Belas revelou alguma coesão mesmo quando o jogo estava perdido, tentado jogar sempre o jogo até final. No restante estivemos bastante abaixo daquilo que podemos fazer. Pontos fracos: disciplina, com muitas faltas que custaram muitos pontos, alinhamentos, 1º apoio tanto ofensivo como defensivo, placagem."

4 Comments:

At 19 de outubro de 2007 às 13:42, Anonymous Anônimo said...

boa crónica! penso que resumiu bastante bem o que se passou dentro de campo. era escusado contudo o comentário sobre o árbitro... parabens às duas equipas!

 
At 19 de outubro de 2007 às 18:44, Anonymous Anônimo said...

Só uma ressalva ao comentário anterior. Não pretendi de forma alguma criticar o árbitro mas tão só alertar para a questão de nos Equipamentos tanto do árbitro como do Rugby da Linha estar o símbolo da Agronomia, facto que por si só não tem relevância mas que foi notado e comentado pelos jogadores em campo. Tão só isso.
Se fui mal interpretado nas minhas palavras...

Tiago Ataíde

 
At 19 de outubro de 2007 às 21:40, Blogger Cascais Rugby said...

Aproveitamos o tema, para agradecer ao Belas o emprestimo dos seus postes para o nosso jogo de amanhã, frente ao FCT.

 
At 20 de outubro de 2007 às 01:05, Anonymous Anônimo said...

Bora la malta!!!!

 

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com